Abril marrom é o mês da conscientização sobre a cegueira, em que diversas instituições fazem ações que buscam a prevenção, combate e na reabilitação das mais variadas espécies de cegueira.
A iniciativa do abril marrom é indiscutível, já que a maior parte dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticados de maneira precoce. Conforme os dados apresentados pela OMS, entre 60% e 80% dos casos são evitáveis.
Algumas das causas mais comuns para a cegueira são doenças como a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Essas doenças atingem milhares de brasileiros todos os anos e são tratáveis quando diagnosticadas precocemente.
Continue lendo o artigo e conheça mais sobre cada uma delas.
Doenças que causam cegueira
Catarata
É uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural que tem a função de propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A lente natural perde elasticidade e se torna opaca, o que, aos poucos, embaça a visão até que a pessoa passe a enxergar só vultos e luzes.
A catarata é uma doença silenciosa e que evolui lentamente, mas, em raros casos, ela pode ser congênita.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença ocular ocasionada principalmente pelo aumento da pressão intraocular, provocando lesões no nervo ótico, comprometendo a visão. Atualmente, existem vários tipos de glaucoma, sendo o simples o mais comum e acomete pessoas acima dos 40 anos.
Retinopatia diabética
É uma das complicações mais frequentes da diabetes, causando perda visual gradativa. Afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Isso permite que o sangue e outros líquidos extravasem para os tecidos ao redor da retina, atingindo a sua região central e dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD), que pode levar à cegueira.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Ocorre em uma parte da retina chamada mácula, levando à perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos e pode se dividir em DMRI seca ou DMRI úmida. Algumas das principais causas para essa doença são a idade, predisposição genética, exposição à luz solar, hipertensão e também obesidade.
Todas essas doenças são silenciosas e algumas cegueiras, como a causada pela DMRI ou pelo glaucoma, não são reversíveis. É por isso que o diagnóstico precoce contribui para evitar a cegueira em primeiro lugar, garantindo uma visão saudável.
Como surgiu o abril marrom?
A iniciativa começou em 2016 a partir do Prof. Dr. Suel Abujamra, um médico doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Sua atuação foi essencial para os avanços na saúde ocular brasileira, sendo o idealizador do Abril Marrom. Continuar sua proposta é uma forma de honrar sua memória e agradecer sua contribuição importantíssima para o ramo.
O mês escolhido foi abril porque no dia 8 é comemorado o Dia Nacional do Braille, que é a data de nascimento de José Álvares de Azevedo (nascido em 1834), o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. Já a cor marrom representa a cor da íris mais comum dos brasileiros.
Previna-se contra a cegueira
A cegueira é uma doença que ataca principalmente pessoas mais velhas, mas deve ser prevenida em qualquer idade. A maioria dos casos de cegueira é tratável, o que torna essencial a visita regular ao oftalmologista, capaz de diagnosticar quaisquer anormalidades com a ajuda de exames especiais para isso.
A cegueira afeta a visão e a forma como enxergamos o mundo – no sentido literal e figurado. Seus olhos merecem todos os cuidados para que registrem ainda mais momentos especiais e bonitos entre amigos e familiares.
Tenha todos os cuidados com a sua visão para que ela continue sendo sua melhor amiga por longos anos. Se nossos olhos são a janela para nossa alma, então devemos cuidar deles para que nossa vitrine continue clara e transparente por muito mais tempo.
O que você achou do texto? Conta pra gente nos comentários! Além disso, fique à vontade para mandar sugestões de assuntos para nós, tenha certeza que vamos escolher os temas mais interessantes para trazer ainda mais informações para você!