doenças respiratórias

Como prevenir doenças respiratórias nos mais velhos?

A idade vai avançando e, com ela, aparecem diferentes problemas de saúde, o que é normal. O envelhecimento causa queda da imunidade e o corpo se comporta de uma forma diferente, o que favorece o aparecimento de diferentes patologias, inclusive as respiratórias. Mas como ajudar a prevenir doenças respiratórias nos mais velhos?

Esse tipo de doença é uma das maiores preocupações para a saúde dos seniores. Além da pneumonia, uma velha conhecida desse público, a doença pulmonar obstrutiva crônica (ou DPOC) também afeta a qualidade de vida dessa população, que se vê com ações limitadas mesmo para realizar tarefas mais simples, como cozinhar ou limpar a casa.

Quando o processo da respiração se torna menos eficiente, o dióxido de carbono (que deveria passar pelo sangue e ser eliminado) se acumula no corpo e, assim, causa inúmeros problemas respiratórios.

Mas existem formas de prevenir doenças respiratórias e trouxemos algumas delas no artigo de hoje. Continue lendo para conhecer!

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.

4 formas de ajudar a prevenir doenças respiratórias

As doenças podem ser adquiridas de diferentes maneiras e algumas delas não dependem dos nossos cuidados. Entretanto, na maioria das vezes, a contaminação pode ser evitada se o sênior tomar certas atitudes. Confira abaixo 4 maneiras de ajudar a prevenir doenças respiratórias.

1.Evitar a exposição ao fumo passivo

O fumo passivo pode causar efeitos secundários na saúde respiratória dos mais velhos. Assim, além de evitar o consumo do tabaco, os mais velhos devem evitar ambientes com fumos ou outras substâncias tóxicas, a fim de preservar seu trato respiratório.

Para quem fuma, parar com o hábito pode ser bastante complicado. É importante que aqueles seniores que fumam, parem de fumar para evitar outros problemas com o corpo. Atualmente, existem muitas alternativas para tornar isso possível.

Não fumar e/ou não ser fumante passivo traz uma melhora na respiração, diminuindo o risco de câncer do pulmão e reduzindo a tensão no órgão.

2. Realizar exercícios físicos

Prevenir doenças respiratórias também está relacionado à prática de exercícios físicos. As atividades ajudam a prevenir e também melhorar os problemas pulmonares, além de serem uma ótima forma de manter o bem-estar e a saúde de forma geral.

É uma boa pedida que o maduro tenha acompanhantes para fazer as atividades físicas, juntando-se a um grupo ou comunidade para se sentir mais motivado. Mas não se esqueça: é importante que ele tenha o apoio especializado de um médico  para garantir todos os benefícios que os exercícios oferecem para a saúde.

3. Fazer teste de função pulmonar

Os testes de função pulmonar ajudam o médico a compreender a causa do problema respiratório e diagnosticar alguma doença, caso ela exista. Esses testes avaliam a resistência dos músculos respiratórios, o ritmo respiratório, a quantidade de ar que os pulmões absorvem e liberam, entre outras características.

Assim, é possível chegar a um diagnóstico adequado, levando em consideração os sintomas do maduro.

4. Ter diferentes hábitos de higiene e autocuidado

Para evitar doenças respiratórias por contaminação, é importante que o maduro tenha hábitos variados de higiene e autocuidado, como lavar as mãos regularmente, evitar partilhar utensílios, manter distância de pessoas com gripe, tomar todas as vacinas recomendadas, entre outros.

Pode parecer pouco, mas esses hábitos fazem toda a diferença para evitar a contaminação e, assim, prevenir doenças respiratórias.

Mas não é só isso. Ter uma dieta equilibrada, descansar bastante e continuar com o tratamento (caso o maduro já possua uma doença respiratória) é igualmente importante. São esses pequenos cuidados que ajudam a prevenir doenças respiratórias e garantir maior qualidade de vida, bem-estar e conforto para os nossos maduros.

Agora conta pra gente: você tem um sênior em casa que segue algum item da lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *