Caminhada para os seniores

Caminhada para os seniores: por que apostar nessa atividade?

Manter-se ativo é fundamental, principalmente após os 60 anos. Movimentar o corpo ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes e até mesmo cânceres, contribuindo para uma vida mais saudável e longa. É nesse cenário que a caminhada para os seniores se torna uma ótima alternativa!

De acordo com a OMS, é recomendado que pessoas adultas façam entre 150 e 300 minutos de atividades aeróbicas por semana. Uma atividade aeróbica moderada é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar dos mais velhos.

Entretanto, apesar de ser o recomendado, 1 em cada 4 adultos não pratica atividade física, conforme os dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde. Pode não parecer preocupante, mas um número como esse é alarmante e abre os olhos para uma população mais velha sedentária.

Os maduros podem não realizar atividades físicas por diversos motivos, como por conta de limitações e outras questões. Assim, a caminhada se torna uma boa pedida para aqueles que precisam movimentar o corpo e aumentar a saúde.

Com poucos minutos por dia, o sênior vê mudanças notáveis em sua saúde, melhorando respiração, disposição, a fome, além de ajudar a prevenir algumas doenças, como já citado anteriormente.

Assim, incentivar caminhadas para os seniores diariamente pode ser a melhor alternativa para ajudar o seu maduro na saúde, proporcionando maior bem-estar.

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.

Quais os benefícios da caminhada para os seniores?

Classificada como uma das atividades aeróbicas mais seguras (na perspectiva ortopédica e cardiovascular), os riscos de lesões durante as caminhadas são menores, o que, de forma consequente, coloca o maduro em uma situação mais confortável e com menores riscos de problemas e complicações.

Isso é muito vantajoso principalmente para os maduros com alguma condição física mais frágil ou que possuem receio devido às possíveis lesões causadas por atividades físicas.

Mas não é só isso! Conheça abaixo 10 dos principais benefícios da caminhada para os seniores:

  1. Reduz os riscos de problemas cardíacos: por melhorar a circulação do sangue, a caminhada ajuda a reduzir consideravelmente as doenças cardiovasculares, promovendo maior saúde aos seniores
  2. Aumenta a imunidade do organismo: já que fortalece o sistema imunológico, o que diminui as chances de contrair alguns tipos de doenças ou até mesmo agravar alguns problemas de saúde já existentes
  3. Evita a osteoporose: já que aumenta a densidade óssea. Além disso, também ajuda a quem já tem, visto que a caminhada é considerada um exercício de baixo impacto, reduzindo os riscos de fraturas
  4. Melhora o equilíbrio e a disposição: caminhar constantemente ajuda no equilíbrio, o que, consequentemente, pode reduzir as quedas e fraturas. Ainda, é possível ter mais disposição caminhando regularmente, o que aumenta o bem-estar
  5. Melhora o estresse e ansiedade: caminhar também ajuda na saúde mental geral dos mais velhos. É uma prática que faz muito bem para o corpo e para a mente, além de estimular a interação, quando o exercício é feito com outras pessoas
  6. Diminui o inchaço nas pernas: a má circulação sanguínea ou o uso de medicamentos pode ocasionar em inchaços na região. Fazer caminhada é uma ótima forma de acabar com esse problema
  7. Contribui no condicionamento físico: de forma geral, a caminhada é uma ótima forma de manter o condicionamento físico em dia e garantir a melhor saúde. Isso porque, como já dito, o exercício é de baixo impacto, evitando maiores problemas aos mais velhos
  8. Melhora a qualidade do sono: os benefícios da caminhada também se estendem ao sono! Por ser uma atividade aeróbica que promove bem-estar e sensação de prazer, o sono tende a ser impactado positivamente com a prática regular do exercício
  9. Evita o ganho de peso: essa atividade é excelente para os mais velhos que precisam se manter em forma, seja mantendo o peso ou para emagrecer
  10. Diabetes: a insulina é produzida em maior quantidade durante a caminhada, o que ajuda bastante pessoas que possuem esse problema, além de reverter a resistência a esse hormônio

Alguns estudos ainda apontam que caminhar 3 vezes por semana pode ajudar a combater a depressão!

Além disso, prezar por caminhar em lugares com muito verde pode ser uma boa alternativa para acalmar a mente e conectar o mais velho com o agora, melhorando seu bem-estar e estimulando ainda mais a prática da atividade física.

Dados sobre a caminhada para os seniores

De acordo com o relatório anual sobre a prática de exercícios físicos no mundo da Strava, houve um crescimento da realização da caminhada como atividade física. Em 2021 no Brasil, a caminhada ao ar livre subiu, por volta, de 2% se comparado ao ano anterior e ainda apontou que o brasileiro caminha, em média, 3 horas por semana.

Esses dados se dão por vários motivos. Um deles é pela caminhada ser uma ótima porta de entrada para o mundo das atividades físicas, principalmente aos mais velhos, exatamente pelo menor risco e maior conforto durante a realização.

Ainda, conforme o relatório, pessoas mais velhas caminham mais: 56% dos usuários da Strava possuem mais de 70 anos.

A atividade é perfeita para os mais velhos! A caminhada para os seniores se torna uma atividade prazerosa e muito funcional na sua rotina, trazendo muitas vantagens para o bem-estar e saúde.

Caminhada aliada à boa alimentação

Quando a caminhada para os seniores é alinhada à sua boa alimentação, os resultados são ainda mais notáveis. Todos os benefícios anteriores são potencializados e é possível melhorar o quadro de saúde, de forma simples e prática.

Caminhar e comer bem são hábitos que podem ser adquiridos em qualquer idade – e nunca é tarde para isso. Manter seu sênior saudável fazendo atividades físicas e comendo alimentos ricos em nutrientes e proteínas é muito importante para que ele tenha bem-estar e qualidade de vida.

Tanto o exercício como o cardápio devem ser liberados por um médico, normalmente o geriatra, que conhece as condições de saúde de cada paciente e, assim, indica a melhor forma para que eles se mantenham saudáveis.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal incentivar o seu maduro a realizar uma caminhada?

Que tal receber notificações semanais assim que um artigo novo entrar no ar? É muito fácil, semanalmente preparamos conteúdos ricos com dicas de saúde e bem-estar para auxiliar na gestão de qualidade de vida dos seniores, inscreva-se no formulário abaixo e receba notificação de novos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *