Com o avanço da idade, é bastante comum sofrer com alguns problemas na saúde dos mais maduros. Para além das doenças mais graves, os seniores também podem sofrer com limitações, como a fraqueza nas pernas, por exemplo.
Ter fraqueza nos membros inferiores é bastante comum com o aumento da idade, principalmente após os 40, em que o desenvolvimento da estrutura óssea chega ao seu auge, atingindo o que chamamos de pico de massa óssea, proporcionando um quadro de osteopenia fisiológica, que causa sensível perda do osso cortical, também conhecido como osso compacto.
Por esse e por muitos outros motivos, as pernas dos nossos sêniores são mais frágeis e sensíveis, o que causa quedas e até mesmo fraturas, dependendo da severidade.
Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.
Quais os principais motivos de fraqueza nas pernas?
A saúde do senior deve ser observada e cuidada para garantir a melhor rotina. Portanto, entender quais são os principais fatores que influenciam na fraqueza das pernas é fundamental, a fim de melhorar a resistência e evitar possíveis acidentes. Confira abaixo algumas das principais razões para essa sensibilidade nas pernas:
Deficiência alimentar
Um dos principais motivos para a fraqueza nas pernas dos 60+ é a deficiência alimentar. Com a perda da massa muscular a partir dos 50, o metabolismo dos seniores é alterado, demandando a ingestão de uma grande quantidade de alimentos ricos em nutrientes.
É importante manter uma dieta balanceada e até visitar um médico especializado, se preciso, caso haja dificuldade na mastigação, deglutição e/ou digestão dos alimentos. É importante consumir vitaminas, principalmente D, E e B12, sucos naturais e outros alimentos com altas doses de nutrientes.
Nefropatia Diabética
A diabetes é uma doença conhecida por danificar os rins, quando não controlada devidamente. Esse dano pode evoluir para a nefropatia diabética, que aumenta a quantidade de açúcar no sangue e desestrutura os vasos sanguíneos dos rins, prejudicando a capacidade vital de filtrar o sangue.
Todo esse processo pode causar fraqueza nas pernas e é fundamental realizar o tratamento para garantir o controle da taxa de açúcar no sangue.
Sarcopenia
A sarcopenia nada mais é que a disfunção do metabolismo que controla a absorção das proteínas pelo organismo, um problema causado pela perda de massa muscular.
Muitos estudos apontam que a sarcopenia causa câimbras, dores e fraqueza nos membros inferiores, já que a resistência dos músculos diminui, bem como a flexibilidade das articulações.
É fundamental consultar um médico para entender o melhor tratamento para a sarcopenia.
Esclerose múltipla
Essa doença autoimune agride o sistema nervoso central, além de prejudicar a comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. Por esse comprometimento, os seniores têm seus ossos enfraquecidos, além de mobilidade reduzida. Isso traz enfraquecimento e dores nas pernas.
Apesar de ser uma doença incurável, é possível realizar tratamentos para amenizar as dores e fortalecer os ossos. Assim como em todos os outros casos, buscar um médico é fundamental, já que apenas ele poderá dar o melhor diagnóstico e começar com o tratamento mais adequado para cada caso.
Agora que você já sabe algumas das principais razões para fraquezas nas pernas dos nossos seniores, é importante ficar de olho nesses detalhes. Cuidar da saúde dos mais maduros é muito importante para garantir que tenham uma vida ativa, longa e saudável.
Conta pra gente: você conhece outras causas de fraqueza nos membros inferiores?