O que é Osteoporose? Diagnóstico e Prevenção.

O que é Osteoporose? Diagnóstico e Prevenção.

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, aumentando a fragilidade e o risco de fraturas. No entanto, na maioria dos casos, a doença não apresenta sinais ou aparecimentos.

Por isso, o diagnóstico geralmente acontece após a ocorrência de fraturas.

No artigo de hoje vamos explicar o que é a doença, os principais fatores de risco, como é feito o diagnóstico e como se prevenir mesmo na terceira idade. Continue acompanhando!

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea, deixando-os mais frágeis e porosos. Por isso, esta doença é mais comum em mulheres após a menopausa, e é uma das principais causas de fraturas em idosos.

Em nossos ossos existem uma matriz com cálcio e dois tipos de células. Os osteoclastos, células responsáveis por reabsorver o tecido envelhecido, e os osteoblastos, células responsáveis por produzir uma nova matriz óssea. Dessa maneira, o equilíbrio neste processo promove uma constante renovação de nosso esqueleto, além de ajudar na reconstrução do osso após uma fratura.

Por isso, com o passar do tempo, a absorção do tecido antigo do osso aumenta e a formação de novas células diminui, deixando os ossos mais porosos e menos resistentes.

Principais fatores de risco

Os fatores de risco para a osteoporose são:

  • Idade avançada
  • História familiar da doença
  • Dieta pobre em cálcio e vitamina D
  • Sedentarismo
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Uso abusivo de medicação a base de corticoide
  • Algumas doenças reumatológicas, endócrinas ou renais.

Como é feito o diagnóstico da Osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa. Normalmente o primeiro sintoma já pode ser uma fratura espontânea de algum osso que está mais frágil, principalmente nas vertebras, colo de fêmur e costelas.

O principal exame diagnóstico é a densitometria óssea por Raio X, onde é possível medir a densidade mineral de cada osso, dando um enfoque maior na coluna lombar e no fêmur, e comparando com valores de referencia de pessoas normais. Além disso, no resultado é possível classificar o paciente em normal, osteopenia (fase leve) ou osteoporose. Este exame deve ser solicitado para mulheres com mais de 45 anos e para os homens com mais de 65 anos.

Prevenção

A prevenção da osteoporose deve se iniciar desde a infância. Dessa maneira, a ingestão de cálcio e vitamina D, somadas a prática esportiva e o hábito de tomar sol por 15 minutos, são capazes de fazer com que os ossos se desenvolvam com mais resistência.

Além disso, vale ressaltar que estes hábitos devem ser mantidos por toda a vida.

Portanto, a osteoporose pode ser tratada com dieta e suplementos de cálcio e vitamina D. Hoje em dia existem medicações que aumentam a resistência óssea impedindo e degeneração e incentivando a renovação.

Acima de tudo, é importante entender que a prática de exercícios físicos e fortalecimento muscular são muito importantes para manter a saúde em dia.

Se você quer aprender mais sobre os cuidados com a saúde, não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância do bem-estar na terceira idade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *