Dança na terceira idade: efeitos no equilíbrio e bem-estar

Dança na terceira idade: efeitos no equilíbrio e bem-estar

Conheça os efeitos da dança na terceira idade:

O aparecimento da dança surgiu  junto com os primeiros seres humanos, como forma de expressão e atualmente é utilizada na maioria dos países com diferentes propósitos.

O objetivo deste artigo é compartilhar informações sobre o uso da dança e seus benefícios também no equilíbrio das pessoas na terceira idade. Já existem vários estudos que comprovam os benefícios positivos da dança sob o aspecto social e psicológico. Além disso, é uma maneira muito agradável de adquirir condicionamento físico e de divertimento. Porém, poucos estudos foram feitos para avaliar os efeitos da dança no equilíbrio, quando utilizada como atividade física.

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.

Dança na terceira idade: efeitos no equilíbrio e bem-estar

Recentemente, a National Research Foundation of Korea, um orgão ligado ao Governo Coreano, avaliou os resultados de indivíduos na terceira idade que praticaram sessões de dança de aproximadamente uma hora, ao menos três vezes por semana, durante quinze semanas. O programa incluiu danças latinas como Rumba, Cha-cha-cha e Jive em nível intermediário.

Um total de vinte e duas placas sinalizadoras foram acopladas em cada participante durante as sessões e oito câmeras foram usadas para medir posições em 3D. Dessa maneiras, as medições especificas relativas ao equilíbrio foram feitas antes do início do programa e após o término das quinze semanas.

Os resultados mostraram que coeficientes relativos ao equilíbrio, principalmente ao caminhar ou manterem-se em pé melhoraram significativamente.

Por isso, o mais importante para vocês é a comprovação de que a utilização da dança como uma atividade física e através de sessões frequentes, pode contribuir de maneira contundente para a melhoria do equilíbrio e consequentemente, aumentar sua sensação de bem-estar e confiança, além de ganho comprovado de qualidade de vida.

Benefícios

Podemos citar como consequências da diminuição do equilíbrio o aumento do risco de quedas e potenciais fraturas e modificações na postura corporal ideal. Desse modo, dores crônicas e perda de mobilidade também são comuns.

Além disso, a falta de equilíbrio afeta o psicológico podendo ocasionar perda de confiança, ansiedade e até mesmo depressão.

Portanto, fica o convite de pensarem com carinho na possibilidade de entender melhor como a dança pode contribuir positivamente nas suas vidas e quais as maneiras adequadas de inserir tal prática dentro da rotina de cada um. Lembrem-se de que dançar, além de divertido pode ser uma maneira interessante de ganho de capacidade física e para isso, o acompanhamento e orientações de profissionais adequados é de vital importância.

Outra sugestão é que mantenham seus exames de saúde em dia e as informações armazenadas e organizadas. Desse modo é possível facilitar o acesso ou compartilhamento sempre que necessário.

Então…vamos dançar?

Boa jornada!!!

Se você gostou desse conteúdo não deixe de acompanhar nosso artigo sobre os benefícios da atividade na terceira idade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *