Viajar na Terceira idade – A beleza de conhecer novos lugares

Viajar na Terceira idade – A beleza de conhecer novos lugares

Caros leitores, tempos atrás, viajar na terceira idade e conhecer novos lugares era sinônimo de preocupação e dúvidas, tanto pelos próprios potenciais viajantes como por seus familiares.

Desse modo, este tipo de atividade na terceira idade se resumia a passeios de curta duração para lugares próximos ou apenas visitas em localizações dentro da própria cidade em que habitavam.

Atualmente, graças à tecnologia, evolução do setor de turismo, aumento da expectativa de vida e melhoria da condição de saúde geral, viajar e conhecer novos lugares dentro do seu país ou pelo mundo tornou-se mais acessível e prazeroso.

Com este artigo, gostaríamos de compartilhar informações que os ajudem a pensar na possibilidade e na beleza de ampliar seus horizontes através de viagens.

Benefícios em viajar na terceira idade

São inúmeros os benefícios de se viajar na terceira idade. Desse modo, dentre muitos, gostaríamos de citar alguns que consideramos mais relevantes dentro do contexto específico deste grupo e que seguramente contribuem para a melhoria de bem-estar, saúde física, mental e emocional:

Sociabilidade

Viagens são excelentes aliadas para a melhoria da vida social das pessoas. Isolamento social, depressão ou ansiedade são problemas que podem se agravar na terceira idade. Além disso, a interação com novas pessoas, possibilidade de fazer novos amigos e aumentar o relacionamento interpessoal traz ganhos qualitativos significativos neste período da vida.

Saúde mental

Esse assunto preocupa cada vez mais a sociedade, principalmente em tempos atuais, em que alguns novos desafios aparecem e ainda não temos respostas definitivas. Por isso, a capacidade de lidar de maneira equilibrada com sentimentos positivos e negativos está diretamente relacionada à saúde mental de cada um. Ao viajarmos, reduzimos o estresse que enfrentamos no dia a dia, aumentamos o nível de felicidade, bom-humor e satisfação e ficamos mais resilientes mentalmente. Em outras palavras, viajar pode ajudar o nosso cérebro a lidar com novos estímulos e a controlar as emoções negativas que contribuem para o estresse.

Um estudo da Cornell University, realizado alguns anos atrás, descobriu que as pessoas alcançam maior felicidade na antecipação de uma viagem do que na antecipação de alguma possessão material.

Portanto, conhecer novas culturas, visitar outras cidades, conversar com pessoas diferentes e planejar a viagem ativam os músculos mentais e mantêm os cérebros das pessoas seniores ativos e engajados.

Saúde física

Viajar na terceira idade se mostra uma poderosa aliada na saúde física das pessoas. No entanto, há muitos desafios físicos que acompanham as viagens, tais como explorar pontos turísticos, caminhar pelas ruas, pegar transporte público, carregar mochilas e muito mais.

Dessa maneira, o importante aqui é saber que boa parte da logística que envolve uma viagem contribui para que os músculos trabalhem mais do que se estivéssemos quietos em casa. Não é incomum percorrermos mais de 10 km, quase “sem perceber” em um dia de atividades moderadas quando estamos viajando!

Em suma, viajar pode ser uma excelente possibilidade para mantermos qualidade de vida,  é bom relembrar algumas dicas para não sermos prejudicados por situações que poderiam ser evitadas com um pouco de cuidado.

Principais cuidados para viajar na terceira idade

  • Se viajar para o estrangeiro, fique atento às imunizações necessárias para entrar em alguns países;
  • Esteja em dia com seus exames de rotina;
  • Mantenha esses e outros exames, bem como as suas informações médicas, em um local de fácil acesso;
  • Compartilhe com profissionais de saúde de confiança as atividades que vocês pretendem fazer e com quem planeja participar. Há alguns hospitais no Brasil que fornecem excelentes serviços de orientação para viajantes para qualquer interessado, sem necessidade de ser paciente;
  • Deixe um roteiro da sua viagem com pessoas próximas e que não irão viajar para o caso de alguma necessidade de contato;
  • Fique atento às medicações de uso rotineiro e leve uma quantidade um pouco acima do necessário para a viagem;
  • Leve também suas receitas médicas para o caso de alguma necessidade adicional;
  • Se possível, faça um seguro-viagem que poderá mitigar riscos adicionais em caso de emergências.
  • Se mobilidade for um problema, verifique se os prestadores de serviço que irão usar são capazes de oferecer acomodações e transportes adequados.

No mais, fica aqui o convite para terem vontade de arrumar as malas, planejarem um trajeto e partirem para excitantes aventuras fora de casa.

Então, vamos viajar?

Boa jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *