Doenças Geriátricas: principais condições médicas e doenças relacionadas à idade

Introdução

O crescimento da população mais velha é notável em todo o mundo – não apenas no Brasil. De acordo com dados da ONU , atualmente nós temos 1,1 bilhão de idosos no planeta, um número que deve aumentar para 3,1 bilhões até 2100.

Esses números mostram a necessidade de um envelhecimento adequado, saudável e com muita qualidade de vida, a fim de garantir uma vida mais tranquila aos nossos seniores e a nós mesmos, que seremos parte dessa população daqui uns anos.

Parte dos cuidados que devemos ter para a longevidade está diretamente relacionado à prevenção de doenças geriátricas, o nome dado às patologias que são tipicamente do envelhecimento.

No artigo de hoje, nós, da Goldies Saúde Integrada, falaremos das principais condições médicas relacionadas à idade e os principais sintomas e/ou formas de prevenção.

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais! Clique aqui e saiba mais!

Principais doenças geriátricas

Algumas condições são parte do envelhecimento, como a diminuição da imunidade, por exemplo, e até mesmo alguns problemas relacionados à audição. Entretanto, tanto essas questões como muitas outras podem ser porta de entrada para o aparecimento de diversas doenças.

Abaixo, nós listamos as principais doenças geriátricas, confira!

Artrite

A artrite é uma das doenças geriátricas mais comuns, causando inflamação crônica e dor nas articulações. Os tipos mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatóide.

A osteoartrite (ou artrose) é resultado do desgaste normal da cartilagem articular, enquanto a artrite reumatóide é uma doença autoimune em que o próprio organismo ataca as articulações do corpo humano.

A artrite é uma doença que não tem cura e seus principais sintomas são: inflamação ao redor das articulações, dor, sensibilidade e até rigidez nas articulações e movimento limitado.

Câncer

Atualmente, existem diversos tipos de cânceres, mas alguns são mais comuns em pessoas mais velhas, como o câncer de pele, mama, próstata e no estômago. 

Os motivos para o aparecimento do câncer podem ser variados. Com o envelhecimento, o corpo tem declínio funcional do organismo, o que contribui para a divisão celular e, consequentemente, para possíveis desequilíbrios nas estruturas das células e do corpo, de maneira geral, ou seja: o organismo já não funciona da mesma maneira.

Outros fatores como sedentarismo, tabagismo e má alimentação, por exemplo, também são fatores de risco.

Doenças cardiovasculares

Doença cardíaca coronária, hipertensão e arteriosclerose são exemplos de doenças cardiovasculares mais comuns na população mais velha. Quando falamos em pressão alta, apesar de ser um problema frequente em todas as idades, é também bastante comum nos seniores.

Manter a boa saúde do coração, reduzindo o consumo de produtos ultraprocessados e carnes em excesso, é a melhor forma de prevenção a esse tipo de doença.

Doenças crônicas de forma geral

A artrite e o câncer – além de algumas doenças cardiovasculares – são consideradas doenças crônicas, mas algumas outras doenças geriátricas também podem ser nomeadas dessa maneira. Abaixo, confira algumas das principais:

Conclusão

Para quaisquer tipos de doenças geriátricas, o tratamento deve ser indicado por um médico, a fim de encontrar as soluções mais eficientes para a saúde dos seniores. Entretanto, a forma mais comum de combater esses problemas é a prevenção.

Manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde mental são maneiras muito eficientes de reduzir a incidência de doenças geriátricas.

Além disso, visitar o médico regularmente é uma forma eficaz de identificar possíveis problemas já no início, o que, a depender da doença, aumenta consideravelmente a chance de cura.

E você, sabia que esses problemas são doenças geriátricas? Seus pais possuem alguma delas? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *