As 5 profissões mais recomendadas para os seniores

As 5 profissões mais recomendadas para os seniores

Não é novidade que a chegada dos 60 anos já não é mais sinônimo de desacelerar ou deixar de trabalhar. Desde que tudo seja controlado para garantir a melhor saúde e bem-estar ao maduro, é fundamental que ele continue trabalhando para se sentir útil e ter sua própria independência e autonomia.

Foi-se o tempo em que a chegada dos 60 anos era sinônimo de aposentadoria. Mesmo aposentados, os seniores aproveitam para continuar trabalhando, seja naquilo que gostam, para ter renda extra ou para finalmente tirar do papel um sonho antigo.

E eles podem tentar de tudo! Entretanto, existem algumas profissões mais recomendadas para os seniores exatamente por permitir maior flexibilidade, não exigir tanto esforço físico e até mesmo por identificação. São ótimas alternativas para que eles estejam sempre na ativa na vida profissional.

Continue lendo para conferir algumas das profissões mais recomendadas para os seniores!

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.

Quais são as 5 profissões mais recomendadas para os seniores?

Síndico

Ser síndico de condomínio é uma das profissões mais recomendadas para os seniores! Isso porque o maduro pode fazer parte da administração do condomínio em que vive, realizando diferentes tarefas da rotina condominial.

Isso diz respeito a representar o condomínio, administrar conflitos (entre moradores ou funcionários), convocar assembleias, gerir corretamente as contas e despesas, entre muitas outras funções que estão no leque de competências da função.

Por conta disso, é importante que o sênior tenha conhecimento sobre as diferentes áreas, garantindo, assim, o sucesso da administração e o bem-estar do condomínio de forma geral.

Recepcionista

Seja na recepção de um hotel ou até mesmo de um prédio comercial, ser recepcionista é uma excelente alternativa para os seniores, além de ser uma profissão muito bem vista por eles. Isso porque é um cargo que exige mais tranquilidade e paciência.

Além disso, os mais velhos tendem a ser pessoas mais simpáticas e até mesmo mais fáceis de lidar, o que faz desse público perfeito para a função. Muitas empresas apostam na contratação de pessoas acima de 60 exatamente por todos esses atributos.

Portanto, torna-se uma escolha interessante para os seniores.

Consultor

Por que não espalhar os conhecimentos dos frutos que os longos anos na profissão proporcionou? Ser consultor é uma excelente profissão para os seniores por poderem trabalhar com maior flexibilidade, em seu tempo, respeitando seus limites e, acima de tudo, fazendo aquilo que gostam.

Ao usar seu conhecimento como consultor, o maduro estará colocando em prática a sua profissão de uma forma muito mais leve e tranquila, o que reduz toda a pressão, estresse e problemas do dia a dia profissional.

Zelador

Trabalhar como zelador é também uma ótima alternativa aos seniores. Assim como na profissão de síndico, o zelador mora no condomínio.

O zelador é o profissional que zela pelo andamento e cumprimento de todas as tarefas do condomínio em si, além de auxiliar o síndico em outras atividades. Por conta da similaridade das funções, síndico e zelador são cargos muito confundidos, mas é importante entendermos que não são a mesma coisa.

Microfranqueado

As microfranquias são ótimas oportunidades para os mais velhos que querem investir em franquias de baixo custo. Isso porque não é necessário fazer um grande investimento, o que é muito atraente por evitar o risco de ter grandes perdas.

Para os maduros que possuem espírito empreendedor, a microfranquia acaba sendo uma boa pedida por ser rentável, divertida e segura em termos financeiros.

Mas um adendo: é importante buscar sobre o funcionamento das microfranquias, a fim de garantir um bom investimento.

Profissões mais recomendadas para os seniores e o empreendedorismo

Com a chegada dos 60 anos, muitos maduros já estão ansiosos pela sua aposentadoria para deixar para trás uma rotina tão corrida. Esse momento é também perfeito para aqueles que querem desengavetar um sonho antigo, botar a mão na massa e dar o pontapé inicial para empreender.

Os seniores são muito beneficiados pelo empreendedorismo. De acordo com o Sebrae, 49% dos 53 milhões de empreendedores no país têm mais de 50 anos.

É uma ótima forma de tirar ideias do papel. Além do maior conhecimento do mercado adquirido pelos anos de experiência profissional, os mais velhos também não têm tanto medo dos riscos, exatamente pelo seu conhecimento aliado à coragem e vontade de tentar algo diferente.

E tudo bem se o maduro não tiver tanta experiência com o empreendedorismo. Atualmente, é possível encontrar diferentes especializações com o foco em empreender que ajudam – e muito – o sênior a dar o pontapé inicial.

Abaixo, confira alguns dos principais motivos que levam os mais velhos a empreender.

  • Dificuldade em conseguir uma nova oportunidade no mercado
  • Sonhos antigos
  • Dívidas ou desemprego
  • Busca por oportunidade de complementar a renda
  • Fazer uma atividade realmente prazerosa para si

Independentemente do que tenha levado o maduro a empreender, é importante que nós, parentes do sênior, estejamos ao seu lado, incentivando.

O papel da família nas profissões mais recomendadas para os seniores

Seja qual for o caminho escolhido pelo maduro, é importante que seus parentes apoiem as suas decisões para que ele seja independente e autônomo. Isso fará toda a diferença para que ele se sinta motivado a continuar trabalhando.

Mas isso não isenta a família de conversar e apresentar alguns riscos. É fundamental ter conversas com o maduro sobre violência financeira contra os maduros, negligência na terceira idade, além de outros problemas que eles precisam ter ciência.

Isso pode ser feito por um parente próximo que verdadeiramente se preocupe e tenha conhecimento sobre o assunto. É importante que a conversa aconteça para que o maduro esteja a par da situação e dos riscos da sua escolha.

Mas, na prática, a família tem um único papel: apoiar. Apoiar a vida profissional do parente sênior não fará nenhum mal, desde que tudo aconteça de forma transparente. Se ele está feliz, se sente leve e acha que está no caminho certo, o que devemos fazer é apoiar e garantir que esse sentimento continue pelo tempo que for.

Até ele mesmo decidir tomar outra direção.

Agora conta pra gente: qual a sua opinião sobre as profissões mais recomendadas para os seniores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *