Quais são os alimentos que aumentam a imunidade do maduro?

Quais são os alimentos que aumentam a imunidade do maduro?

Os maduros podem passar por diferentes transtornos relacionados à saúde, que já é mais sensível que a das pessoas das outras faixas etárias, principalmente quando há alguma condição pré-existente que tende a interferir no bem-estar e qualidade de vida

Mas como podemos ajudar os seniores para que sua imunidade aumente e fiquem mais resistentes às doenças imunológicas?

Pensando nisso, criamos um artigo completo que conta melhor sobre os alimentos que aumentam a imunidade e podem fortalecer a saúde dos mais velhos de forma simples e prática.

Continue lendo para saber!

Qual a importância de fortalecer a saúde dos mais velhos?

Como mencionado, a saúde dos seniores é mais sensível por diferentes fatores, o que torna esse público mais suscetível aos resfriados, gripes, ao coronavírus e outras doenças e disfunções que podem aparecer.

Durante o período de envelhecimento, é fundamental que os maduros tenham uma nutrição rica e completa, pois assim é possível fortalecer a imunidade e garantir uma vida mais saudável e repleta de saúde.

Atualmente, algumas disfunções metabólicas, dependendo do caso, podem ser corrigidas apenas aumentando a imunidade, comendo corretamente e praticando exercícios físicos. Mas, como dito, cada caso é um caso e só um geriatra (apoiado ou não de outros profissionais) poderá indicar os melhores tratamentos para corrigir as disfunções.

7 alimentos que aumentam a imunidade

Agora que você já sabe da importância de manter alta a imunidade dos nossos maduros, conheça 7 alimentos que contribuem diretamente nessa função. Confira abaixo.

1. Tomate

O tomate possui uma substância chamada licopeno capaz de eliminar os radicais livres do organismo, oferecendo uma ação antioxidante impressionante. Além disso, também ajuda no combate de doenças cardiovasculares e vasos sanguíneos.

Contar com o tomate na alimentação diária é ter um aliado para a redução do envelhecimento celular.

2. Vegetais verde-escuros

Quaisquer alimentos verde-escuros possuem riqueza em ácido fólico, um nutriente fundamental na formação dos glóbulos brancos, que são células sanguíneas cuja principal responsabilidade é trazer defesa imunológica.

Alguns dos vegetais verde-escuros mais comuns são: brócolis, espinafre, couve e rúcula. Porém, é possível encontrar o ácido fólico também em fígado bovino e feijão.

3. Frutas cítricas

As frutas cítricas são riquíssimas em vitamina C, uma das mais importantes para o corpo dos nossos maduros. Isso porque ela é a responsável pelas ações antioxidantes, além de aumentar a resistência de todo o organismo.

Algumas das frutas cítricas com presença de vitamina C em abundância são: laranja, tangerina, kiwi e limão. Pimentão vermelho e verde também contam com doses desta vitamina.

4. Cebola

Rica em alicina, a cebola traz ação antiviral, antibacteriana e antiparasitária. Ainda, conta com nutrientes que são importantes para fortalecer a saúde e combater processos inflamatórios e infecciosos.

Além disso, a cebola pode ser uma aliada no combate a alguns tipos de câncer.

5. Pimenta

A pimenta contém betacaroteno, que participa ativamente das conversões da vitamina A, além de ser um agente protetor do organismo contra diferentes tipos de infecções. Outra vantagem desse elemento é a sua capacidade de oferecer um bom funcionamento aos olhos.

6. Alho

O que muitos não sabem, é que o alho realiza uma função importantíssima no organismo: a de diluir a quantidade de muco nos pulmões. Isso faz desse alimento um grande aliado dos maduros pela sua capacidade de ajudar no combate de tosses e bronquites.

Ainda, sua riqueza em vitamina A e E contribui para o fortalecimento do processo cognitivo.

7. Alimentos ricos em vitamina E ou fontes de ômega-3

A vitamina E auxilia no combate de doenças típicas do envelhecimento. Óleos vegetais (milho, girassol e canola, por exemplo), além de gérmen de trigo, castanha e amêndoas são fontes ricas desta vitamina.

Já o ômega-3 melhora o funcionamento das artérias e também reduz inflamações e dores, principalmente nas articulações. É possível encontrar esse nutriente principalmente em peixes de água fria (salmão, atum, sardinha, etc) e no azeite.

Acompanhe a Goldies e continue por dentro de assuntos importantes da vida dos maduros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *