A pandemia deixou os maduros ainda mais sedentários

A pandemia deixou os maduros ainda mais sedentários

É bastante comum que pessoas acima dos 60 sejam sedentárias. Mas o número de maduros sedentários cresceu exponencialmente e durante a pandemia, algo que já era esperado devido ao isolamento social.

É possível entender isso de forma simples. Muitos maduros praticavam esportes em parques, visitavam a família, os amigos e outros entes queridos, atividades que foram impedidas de serem realizadas pela necessidade de cumprir o isolamento.

Esse fator é o principal para que os maduros tenham se tornado ainda mais sedentários durante o período pandêmico. Com a baixa frequência de exercícios, por mais leves ou rotineiros que sejam, a saúde dos maduros sofreu com a falta de pequenas atividades diárias.

Essa é também uma preocupação de muitos estudiosos e profissionais do ramo da saúde. O condicionamento do sênior é, por sua vez, um pouco mais sensível que o dos jovens. Sem nenhum tipo de atividade física, as condições físicas tendem a agravar e causar mais problemas para a saúde.

Ainda, há inúmeras pesquisas que indicam que as pessoas acima dos 60 anos que tiveram casos leves ou moderados de Covid-19 estão sofrendo bastante com o declínio funcional, exatamente pelo sedentarismo. Até os maduros que não pegaram Covid estão sofrendo com esse mesmo problema.

Toda a situação é ainda mais grave quando vemos que a população madura tem a maior taxa de mortalidade na pandemia, mas que, quando acaba se recuperando, o processo para se adaptar novamente à rotina é bem mais trabalhoso e difícil.

Isso independe de quão grave for o quadro. Maduros com casos leves também demoram bastante para se recuperar devido à sua saúde mais fragilizada.

Mesmo com o declínio funcional esperado pela idade, a Covid-19 acelerou esse processo de forma considerável. 

Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.

Maduros sedentários: eles mesmos sentem na pele as dificuldades

(The New York Times) Cindy Myers é executiva de uma organização sem fins lucrativos e tem 64 anos. Mesmo admitindo que não é uma pessoa tão ativa quanto costumava ser, ela demonstrou sentir diferença em pequenas atividades durante o dia: “Alguns tipos de movimentos muito básicos que você sempre achou naturais, como andar de uma ponta a outra da casa, agora são exaustivos”.

Mas ela não é a única a relatar problemas e desconfortos como esses. Exaustão com maior facilidade é um dos principais sintomas para os maduros sedentários, que sentem mais dificuldades em realizar tarefas simples na rotina, cansando-se com mais rapidez.

Maduros sedentários: como melhorar seu condicionamento físico?

Para melhorar o condicionamento funcional dos maduros sedentários, é importante buscar um médico, que no caso dos seniores é um geriatra. Isso porque só o profissional é capaz de indicar as melhores práticas para aumentar o condicionamento e evitar quedas e outras situações desconfortáveis aos mais velhos.

Cada caso é um caso e a situação deve ser avaliada com cuidado, de acordo com as necessidades de cada maduro em específico.

Além disso, normalmente dietas ricas em nutrientes são bastante indicadas, mas também, e principalmente, a prática de exercícios físicos com regularidade, realizando as atividades gradualmente.

A volta gradual aos exercícios é importante para que o maduro se acostume novamente com a atividade, sem que ele sinta um grande cansaço repentino.

E você, tem algum maduro sedentário em casa? Conte para nós se você ou sua família o ajudam de alguma maneira para que ele volte a ser ativo novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *