Bem-estar na terceira idade: como aproveitar melhor a vida

Bem-estar na terceira idade: como aproveitar melhor a vida

O bem-estar na terceira idade é um tema cada vez mais abordado.

Pensando nisso, no artigo de hoje compartilhamos informações para ajudá-los a usufruir ao máximo deste período da vida.

Caros leitores, quando procuramos a palavra bem-estar no dicionário, encontramos algumas definições como:

  • Condição de quem se encontra física, espiritual ou psicologicamente satisfeito; conforto, satisfação.
  • Estado da pessoa tranquila, de quem está seguro ou confortável; tranquilidade.
  • Reunião dos elementos que causam satisfação (boa saúde, segurança, estabilidade financeira, conforto etc.).

Mas realmente como aproveitar esta sensação tão importante na terceira idade?

A expectativa de vida da população está aumentando. Há estudos que dizem que a pessoa que vai viver até os 130 ou 140 anos já nasceu! Sendo assim, nada mais justo e importante que cheguemos até lá com qualidade de vida e saúde.

Como aumentar o bem-estar na melhor idade?

Para isto, alguns fatores são determinantes para o aumento do bem-estar na terceira idade:

  • Fator pessoal: a genética de cada pessoa pode ser responsável pelo surgimento de algumas doenças ao longo da vida que contribuem para a redução do envelhecimento ativo. Sendo assim, b alanceando este fato, a inteligência e a capacidade cognitiva são indícios de longevidade e envelhecimento ativo. Dessa maneira, situações que causam o declínio deste funcionamento cognitivo podem estar ligados a doenças, consumo de álcool e medicamentos, fatores psicológicos e sociais, mais do que o próprio envelhecimento em si.
  • Fator comportamental: durante todas as fases da vida, ter um estilo de vida saudável e  cuidar da saúde são comportamentos indicados. Além disso, a atividade física e mental, alimentação adequada, uso de medicamentos de forma sábia, aumentam a longevidade e a qualidade de vida.
  • Fator social: dentre os fatores que estimulam a saúde, segurança do indivíduo e seu bem-estar neste assunto, citamos apoio social, oportunidades de educação e aprendizagem permanente e proteção contra violência e maus-tratos.
  • Fator físico: está ligado às situações de espaço físico como moradia segura e ambiente adaptado para evitar quedas, acesso à saneamento, água e alimentos limpos que contribuem para a promoção de um envelhecimento saudável e com segurança.

A mudança começa com pequenos hábitos

Para melhorar a sensação de bem-estar uma série de situações, posturas, atitudes e ações devem ser tomadas. Por isso, não existe apenas um único caminho para isto e varia de indivíduo para indivíduo. Nossa sugestão, portanto, é que vocês busquem, dentro de suas possibilidades, aglutinar a maior quantidade de fatores que vão ajudar na busca desta sensação tão boa e consequentemente, contribuir para uma vida com saúde e bem-estar.

Reflitam naquilo que vocês já alcançaram e o que falta para que bem-estar e estar bem sejam parte constante do seu dia a dia.

Por fim, se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nosso artigo sobre os benefícios da dança na terceira idade.

Boa jornada!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *